VALIDAÇÃO DO FORMULÁRIO
Home
Amazonia
Mapa do Site
Sobre o Projeto
Sala de Música
Sala do Professor
Biblioteca
Jogos
Notícias
Links
Fórum
FAQ
Fale Conosco

Tom Jobim nasceu Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, em 25 de janeiro de 1927, no Rio de Janeiro, no bairro da Tijuca. Mudou-se muito cedo para Ipanema, um bairro naquela época ainda pouco povoado, onde aprendeu a subir morros, pescar, conhecer e imitar passarinhos. Durante a infância, Tom brincava com os animais, era muito curioso e queria conhecer as lendas brasileiras. Durante as brincadeiras, chegou a desenhar livrinhos de histórias sobre grandes jacarés, bravos índios e personagens folclóricos. O contato com a natureza exuberante de sua cidade natal fez com que a criança – e depois o adulto – se apaixonasse pelas coisas naturais e usasse a música para descrever a importância da preservação do meio ambiente.

 

A educação ambiental proposta neste projeto utiliza a arte musical de Tom Jobim para sensibilizar as crianças a cuidar da Floresta Amazônica, patrimônio imaterial de todos e responsabilidade de cada um de nós. A depredação da natureza, o consumo desmedido da floresta e a submissão dos povos indígenas continuam e poderá continuar por muito tempo! As composições de Jobim clamam pela reversão dessa realidade.

 

Tom Jobim costumava dizer que sua inspiração vinha sempre da floresta, dos bichos, da natureza – a mesma natureza que conta com nossas crianças para continuar a preservar a casa dos bichos e dos homens.

WWF

Tom da Mata
Tom do Pantanal
  • Fundação Roberto Marinho
  • Furnas